domingo, 22 de novembro de 2009

ASSIM BRILHE A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS

MAT.5:16

“Assim brilhe também a vossa Luz diante dos homens, para que Vejam as vossas BOAS OBRAS e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

PERGUNTA: Quando as pessoas olham para nós o que será que eles estão vendo:

Será que estão vendo em nós que somos enganadores, que somos mentirosos, cheios de inveja, que somos soberbos, falsos, ciumentos ou que somos depressivos, tristes, cheios de angústia.

O que será que as pessoas estão vendo em nós? Será que estão vendo que somos sensuais, impuros e infiéis, vazios e sem objetivos na vida, gostamos de assentar a roda dos escarnecedores e deter nos caminhos dos pecadores; eu pergunto: O que será que elas estão vendo? Que Imagem estamos passando de nós mesmos para os outros?

OU ESTÃO SERÁ QUE ELAS ESTÃO VENDO EM NÓS que somos pessoas cheias de Amor, de Alegria, de Paz, que somos Pacientes, que temos Domínio Próprio, Sinceros, Humildes e Transparentes. Será que estão vendo que somos Puros, cheios de Fé e Justiça e que a Bondade, a Mansidão e a Coragem estão em nós. Que o seu prazer está na Lei de Deus e nela você medita de dia e de noite.

O que será que as pessoas estão vendo em nós?

Em Mat.5:13 diz que “vós sois o Sal da Terra” O Sal tem dois objetivos: a) Preservar e b) E dá Sabor; e

“vós sois a Luz do Mundo” A Luz servi para: a) Brilhar e b) Opor-se as Trevas.

Nós fomos chamados para sermos a REFERÊNCIA neste mundo, a DIFERENÇA, o Sal para dar sabor e preservar e a Luz pra Brilhar e opor-se as trevas. Fomos chamados para preservar os princípios de Deus nesta terra, seus princípios morais, princípios espirituais. Fomos chamados para ser Luz, para tirar todas as trevas desde mundo e Brilhar para aqueles que não enchergam as verdades de Deus e vivem no pecado. E a primeira Luz que existiu foi quando o Senhor disse: “Haja Luz; e houve Luz” e a terra que era sem forma e vazia, com trevas sobre a face do abismo, passou a ter vida e a ter Luz. Passou a ter um significado.

Eu pergunto, você sabe o que é ser um discípulo de Cristo?

A palavra no grego para discípulo é “mathetes”, que significa “alguém que recebe instrução de outro”. Era usado para um aprendiz de artesão. Um discípulo não era apenas um aluno, mas era um adepto, era um imitador do seu mestre.

E nós fomos chamados para sermos discípulos de Jesus e isto significa que nós o seguiremos e colocaremos os seus ensinamentos em primeiro lugar nas nossas vidas, custe o que custar. Significa que em cada situação da sua vida você vai perguntar: “O QUE FARIA JESUS EM MEU LUGAR” e quem quer levar a sério o seu discípulado fará sempre esta pergunta em cada situação que se encontrar.

E para você cumprir este objetivo pelo qual fomos chamados, para sermos Sal e Luz no mundo só existe uma maneira: é sendo discípulo de Cristo.

O mundo está clamando, pedindo para ver a JESUS. Em Jo.12:21 nos diz que alguns Gregos que eram estudiosos, inteligentes, vieram para Jerusalém para adorar e eles encontrando com os discípulos de Jesus e lhes rogavam: “queremos ver a Jesus”

E o próprio Filipe seu discípulo chegou a pedir a Jesus em Jo. 14:8, “Senhor mostra-nos o Pai e isso nos basta”

E Jesus lhe disse: “quem vê a mim, vê o Pai”

O mundo está clamando, para ver; quando vemos acreditamos. Estou fazendo um tratamento de dente e o meu dentista me disse que eu tinha um dente condenado e que ele iria tira-lo, e eu disse espera porque eu vou orar primeiro para saber se Deus quer cura-lo. E o meu dentista exclamou: “Se Deus curar este dente, eu me converto a Ele”

Somos desafiados a mostrar a presença do Senhor, a sua Luz, o seu Sal todos os dias, O MUNDO CLAMA POR MILAGRES, e nós somos os seus representantes sobre esta terra, toda a Autoridade que Jesus recebeu nos céus e na terra, ele passou para a sua Igreja, para os seus discípulos.

Em Ef. 1:22 nos diz “que Ele pôs todas as coisas debaixo dos seus pés, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à IGREJA

Ilustração: Certa vez na Africa um missionário começou a pregar sobre a vida de Jesus e seus feitos na terra, quando ele terminou, o chefe da tribo falou: “nós já conhecemos este homem, ele já viveu aqui entre nós.”

O missionário assustado disse: isto não é possível, Ele viveu na terra a quase 2000 anos atrás. Mas o chefe insistiu: “nós conhecemos este homem”…Então o missionário foi investigar e descobriu que o missionário que viveu ali antes dele, vivia tão intensamente a vida de Jesus, que os índios o confundiram com Jesus.

Para a gente ser Sal e Luz, ser os representantes de Deus nesta terra nós temos que:

1)- TEMOS QUE MORRER PARA O NOSSO EU.

2 Cor.5:15 “E Ele morreu por todos, para que os que vivam, não vivam mais para si mesmo, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”…

Se você já conhece o Senhor na sua vida, você foi chamado para viver para aquele que morreu por você e ressuscitou por você. Você tem que morrer para si mesmo, para os seus prazeres, para o pecado, morrer para a sua vontade, para o seu próprio eu e para o mundo.

Em Jo.12:24 diz: “Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só, mas se morrer, produz muito fruto”. Em Mat.16:24 Jesus disse: “Se alguém quer vi após mim, a si mesmo se negue, tome a sua Cruz e siga-me. Portanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”.

Perguntaram certa vez a um verdadeiro cristão: “Porque você não bebi, não fuma, não prostitui, não engana, não menti mais? E ele respondeu: “é porque eu já morri para estas coisas. Você já viu um morto que fazia estas coisa, voltar a fazer? E a pessoa disse: não. Então quando eu conheci a Cristo: “eu fiz morrer na minha natureza terrena, a prostituição, a impureza, as paixões lascivas, os desejos malignos e a idolatria…”(Col.3:5-10). Isto significa um ato continuo. Estou morto hoje, amanhã, depois da manhã e sempre…e estou vivo para Deus todos os dias da minha vida.

Não a evangelho sem compromisso, Não a evangelho sem entrega, E não a evangelho sem Morte.

Se você quer ser Sal, e fazer brilhar a sua Luz diante dos homens, então MORRA! Em segundo lugar:

2)- TEMOS QUE DEIXAR DE AMAR ESTE MUNDO (Este sistema mundial).

Em 1 Jo.2:15-17 nos diz: “Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. O mundo passa, bem como a suas concupiscências, aquele, porem, que faz a vontade de DEUS permanecerá eternamente”.

Quando falamos “deste mundo”, falamos de uma sociedade incrédula e rebelde, sob a orientação do diabo, que despreza as coisas de Deus, sua Palavra, os crentes e o nosso Senhor.

Falamos de um sistema mundial “que tem um cabeça”, e controla a TV, os meios de comunicação, a Internet, a moda, a economia e etcs.

Existe na Bíblia uma história que aconteceu em Babel, foi a primeira rebelião do homem contra Deus e ali a terra foi repartida e criada as línguas(Gên.11:1-9)…Passaram-se muitos séculos e hoje o mundo está novamente GLOBALIZADO, unidos, pelos satélites, pelas, línguas, comunicações e pela Internet. O mundo está sendo preparado para uma nova rebelião contra Deus, liderado pelo príncipe deste mundo.

Nós outrora andamos segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, segundo o espírito que agora atua nos filhos da desobediência…mas fomos libertados e recebemos VIDA, Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos (Ef,2:1-3,6,8). ALELUIA!

Jesus nos contou uma parábola chamada a Parábola do semeador. Temos referência desta parábola nos evangelhos de Mateus, de Marcos e Lucas, Ele disse: “ que um semeador saiu a semear, uma semente caiu a beira do caminho, outra em solo rochoso, outra entre os espinhos e outra em boa terra. Observe nos 3 evangelhos o que diz sobre a semente que caiu entre os espinhos:

Mat.13:7, 22; “Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram.

E no verso 22 vem a explicação: “…porém os cuidados do Mundo e a fascinação das riquezas sufocaram a palavra e ficou infrutífera”.

Mas em Marcos 4:18 nos diz mais, “os cuidados do mundo, as fascinação da riqueza, E AS DEMAIS AMBIÇÕES”.

E em Lucas 8:14 acrescenta mais: “os cuidados deste mundo, as fascinações das riquezas e OS DELEITES DA VIDA”.

Sabe irmão o que está sufocando a sua fé, a sua vida cristã, para você não ser Sal e nem Luz neste mundo? São aquelas coisas que nos são lícitas, mas que não nos convém ou edifica (1 Cor.6:12; e 10:23) E o Apóstolo Paulo diz: “e eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”.

A maior arma que o nosso inimigo está usando nos dias de hoje, é fazer com que você não tenha mais TEMPO.

Corremos para cuidar dos afazeres deste mundo(Escola, cursos, trabalho, filhos, casamento, etcs); Correr para ganhar dinheiro e investir, e muitas vezes não importa o meio, o que importa são os fins; Corremos para as nossas demais ambições (Academias, entrar em forma, ficar bonito, massagens, conquistas, namoro, fazer compras, supermercados, shoppings, etcs) e por fim corremos para os Deleites desta vida, ( nossos lazeres, cinema, teatro, esporte, futebol, praias e passeios e viagens). E eu pergunto: Qual o tempo que tem nos sobrado. Só temos 24 horas por dia.

Minha mulher sempre me diz: “as vezes me falta tempo para fazer tudo o que eu quero durante o dia”.

Amados, temos que pedir a sabedoria lá do Alto, se queremos ser Sal e Luz neste mundo para não sermos sufocados. Temos que discernir o que é certo e o que é errado, para que este sistema mundial não tome conta da nossa fé e nos engula. Temos que administrar o nosso tempo para que em primeiro ligar Deus reine em nossas vidas e possamos fazer a sua vontade. QUE O PRIMEIRO TEMPO SEJA SEMPRE DE DEUS. NÃO AMEIS ESTE MUNDO!

E por fim, se queremos ser Sal e Luz neste mundo, se queremos refletir o Jesus;

3)- TEMOS QUE VENCER COM A NOSSA FÉ.

1 Jo.5:4, “Porque todo o que é nascido de Deus VENCE O MUNDO, e esta é a vitória que vence o mundo: A NOSSA FÉ”

E em Heb 11:6 nos diz que “de fato, Sem Fé é impossível agradar a Deus”.

Você tem que crer, meu amado que Ele é o galardoador daqueles que o buscam, você tem que confiar, como a criança confia cegamente nos seus pais. Você tem que saber que a fé é a certeza de coisas que você espera,(Aqui incluímos tudo aquilo que você precisa, família, emprego, cura, casamento, filhos, sustento, e etcs), e a convicção de fatos que se não vêem, (Sua Redenção, Sua Filiação em Cristo, Sua Salvação, o Perdão dos Pecados, a Eternidade, a Sua Segunda Vinda e o novo Céus e a nova Terra).

Você tem que “embraçar sempre o escudo da Fé, com o qual poderei apagar todos os dardos inflamados do Maligno”(Ef. 6: 16).

No livro de Hebreus no capítulo 11 encontramos uma nuvem de testemunhas, homens e mulheres que viveram uma vida cristã exemplar. Foram pessoas como a gente, sujeitas as mesmas paixões, mas que venceram, foram vitoriosas e no verso 39 (Heb.11:39) nos diz que “todos estes que obtiveram bom testemunho, por sua fé…”e completa no verso em cima (v.38), “homens dos quais o mundo não era digno”. TENHA FÉ e seja Sal e Luz neste mundo.

O Mundo está clamando, “queremos ver a Jesus”, e só há uma maneira disto acontecer, que é através da minha vida e da sua vida.

Quando Jesus andou sobre as águas, os discípulos ficaram maravilhados e disseram: “verdadeiramente és o Filho de Deus”.(Mat.14:22-33)

Quando Jesus curou aleijados, coxos, cegos, mudos, paralíticos e muitos outros, nos diz a escritura “que o povo se maravilhou, e então Glorificavam ao Deus de Israel”. (Mat.15:30,31)

Havendo sinais na nossa vida, havendo testemunho, e coerência na nossa vida, os nossos colegas, amigos, familiares e vizinhos vão nos dizer: Estamos vendo a Jesus. Que Deus Maravilhoso. Antes eu só tinha ouvido falar, mas agora os meus olhos ti vêem.

Ilustração: A minha vida foi marcada pelo testemunho de um homem que não foi um grande erudito, nem uma figura pública, nem uma celebridade espiritual. Era um homem simples, que todos os dias orava a Deus e estudava as escrituras; um homem que ajudava as outras pessoas, curava os enfermos e nos advertia do pecado e do mundo. Um pregador sem púlpito e as vezes nas esquinas, nas ruas, sem público. Perseguido muitas vezes e apedrejado, ouviu muitas vezes esta frase: louco, ele é louco. Mas no dia que ele morreu, a sua fé e seu testemunho foi tão forte, que Deus deu o privilégio dele morrer de joelhos em seu quarto com os braços levantados glorificando ao seu Senhor. Foi assim que eu encontrei o meu avô José Duarte, no dia que ele partiu. No dia anterior ele sentou do meu lado e abriu o seu coração, falamos de perdão e das coisas lá do alto, e com o meu irmão, ele falou que Deus o levaria naquela noite. E Assim aconteceu. Não tinha nenhuma doença e nem ficou doente…apenas partiu para encontrar com o Seu Senhor.

“Homens dos quais o mundo não era digno”.

Se você quer ser Sal e Luz neste mundo, então MORRA, PARA O SEU EU, então DEIXE DE AMAR ESTE MUNDO e VIVA PELA FÉ. E:

“Assim brilhem também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

Adelson Monte Alto

Um comentário:

  1. Somos sal da terra e luz no mundo (Mateus 5:13-14)! Devemos fazer a diferença! Samuel ouviu a voz de Deus e atendeu o chamado do SENHOR. Devemos atentar para a voz daquele que tudo fez! E dizer “Estou aqui!”

    Parabéns pelo seu post. Deus o abençoe com ricas bençãos dos céus.
    abraços fraternos
    Missionária Cleusa Klein

    ResponderExcluir